quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Chique a valer!

Exemplo perfeito do que é se chique a valer!
Estive a ver Os Maias e senti crescer em mim uma nostalgia por expressões e palavras que, infelizmente, caíram em desuso. Por isso fica aqui o repto: vamos trazer o chique a valer de volta! E, já que estamos nisso, porque não também:

  • Irra, caramba, chiça e possa? - palavras de uma utilidade fenomenal para expressar exaspero.
  • Cretino? - ora aqui está um insulto que caiu em desuso sem justificação aparente porque, apesar da abundância de palermas, imbecis, estúpidos, coirões, cabrões e filhos-da-puta, os cretinos continuam a abundar também; estão é mal classificados.
  • Patife e garoto? - confesso que estes dois insultos à moda antiga são dos meus preferidos. Quem é que não tem um tio ou um avô que ameaça injuriar alguém de morte chamando-lhe garoto ou patife? Uma ofensa daquelas! Irra! Ah! Bons velhos tempos!
  • Apre? - ora aqui está uma interjeição demonstrativa de espanto, mas que infelizmente, nos tempos que correm, foi substituída por um "dasse" generalizado e sem personalidade. Pena...
  • Besta? - dizer que alguém é uma besta só se usa em contextos em que não se pode dizer que o alguém é um cabrão de primeira ou um filho-da-puta da pior espécie, portanto a besta assume uma bestial e sucedânea abrangência. 

Sem comentários:

Enviar um comentário